Recent Posts

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

USP - A diferença entre proteger Ricos e prender pobres!

Este post não tem muito a ver com a nossa rotina, mas achei importante divulga-lo apenas como uma opinião particular a ser refletida e discutida por todos. 


Tudo começou em 18 de maio quando o aluno Felipe Ramos de Paiva de 24 anos morreu no Campus da USP vitima de um assalto. 
Na época me recordo perfeitamente bem de ver pelo noticiário alguns alunos e outras pessoas reclamando nas entrevistas dizendo que faltava policiamento no local, que era muito ermo, escuro e propício a estes eventos. 
Tudo bem, a administração da Universidade afim de proteger seus alunos fez um convênio com a Polícia Militar e a partir de então a PM passou a fazer o patrulhamento dentro da Universidade. 


OBS: A criminalidade nos traz a violência em geral. Logo o consumo de drogas também colabora para a mesma, tendo como consequência os temidos assaltos. 


Enfim, desde o dia 02 de Novembro alguns poucos estudantes da USP ocuparam a reitoria da universidade como forma de protesto contra a patrulhamento da Polícia Militar no local. 


E sabem por qual motivo? 
Porque a polícia prendeu três estudantes que portavam maconha no campus da universidade. Quando a polícia tentou deter e levar estes alunos a delegacia alegando que havia mais droga no carro em os alunos estavam próximos foram surpreendidos por outros alunos da Universidade que impediram que os colegas fossem levados. 


Bom, não vou detalhar toda a história porque a imprensa com seus profissionais já estão fazendo isso. 
Mas o que me deixou, porque não dizer revoltada, foi a forma como algumas pessoas de nível social mais elevado (sem generalizar) se portam quando as leis que servem para pobres e bandidos (na opinião delas) se aplicam a elas próprias. 


O que estou querendo dizer, é que hoje a maconha é considerada uma droga, uma substancia ilícita. Ou seja, quando você tem acesso a ela é através do tráfico.


Com certeza estes 'alunos' (se é que podemos chama-los assim) devem ter a opinião de que o cara marginal, provavelmente usuário de drogas e pobre que vai la no campus da melhor universidade de São Paulo assalta-los pode e deve ser preso. 
Mas eles, quando estão apenas fumando seu baseado e colaborando para que o tráfico e sua consequente violência se aproximem, não podem ser reprimidos. 


O que? Um aluno da USP ser preso pelo uso de maconha? Como assim? Ele é cidadão, paga seus impostos, ou melhor, seus pais pagam seus impostos.
Com que direito a polícia chega lá e detém alguns alunos que acham que as leis que servem para cidadãos comuns como eu e você, não serve para eles?!


Eu não estou conformada! 
Reflitam! 


Nádia Avezo



0 comentários:

Postar um comentário